O governador José Ivo Sartori (PMDB) solicitou ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, apoio para conclusão da barragem do Arroio Taquarembó, em audiência na tarde desta terça-feira, em Brasília. Localizada no limite entre os municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul, na Região da Campanha, a barragem depende do repasse de recursos federais para continuidade das obras.

O custo total orçado é de R$ 136 milhões, dos quais cerca de R$ 80 milhões já foram investidos. O restante encontra-se empenhado junto ao Ministério da Integração Nacional, aguardando aval para repasse. Cerca de 40% da obra está concluída.
Jaguari lança projeto pioneiro para proteger suas fontes de água
– Essa é uma demanda legítima da comunidade da região e fundamental para o desenvolvimento econômico e social das famílias. Sabemos das dificuldades, o governo do Estado tem cumprido seu papel e estamos dispostos a encontrar uma solução conjunta – destacou Sartori, ao detalhar a importância da obra a Barbalho.
REGIÃO PRESSIONA
A estrutura vai contribuir para ampliar o abastecimento de água de Dom Pedrito, além de garantir o equilíbrio ambiental do ecossistema na Região da Campanha. A barragem terá capacidade para irrigar 16 mil hectares, que no futuro podem ser ampliados para 38 mil hectares.
– Não estamos aqui para criar problemas, pelo contrário, estamos aqui para encontrar soluções. Vamos analisar o processo, pois dependemos também da Controladoria-Geral da União – afirmou o ministro.
Ex-religioso é preso suspeito de abusar de meninas em Rosário do Sul
Os municípios de Rosário do Sul e São Gabriel também pressionam pela conclusão das barragens, pois também serão afetados pelas estruturas. Além da Taquarembó, a barragem Jaguari está com as obras paralisadas na região.
Localizada no limite entre São Gabriel e Lavras do Sul, a barragem Jaguari está com mais de 50% das obras concluídas. Contudo, a ida de Sartori a Brasília não tratou da liberação dos recursos para a barragem de São Gabriel.